Terapia do Autoconhecimento e Autoestima

12 Benefícios da Psicoterapia: Veja Porque Fazer!

Os benefícios da psicoterapia podem ir muito além do nosso imaginário, já que esse processo nos conduz na direção do bem-estar e do equilíbrio emocional.

Você provavelmente já ouviu de algum amigo que faz terapia algo como: “é um processo revelador tanto para superar obstáculos, quanto para se entender melhor na vida.”

De fato, os benefícios da orientação psicológica não se limitam somente aos seus sentimentos ou jeito de pensar. É muito mais do que isso!

A psicoterapia trabalha os seus limites, a sua forma de observar e compreender o mundo, sempre considerando o seu contexto e sua história.

Hoje, vamos falar sobre as vantagens da psicoterapia, enumerando quais as potencialidades desse processo e o que ele pode te oferecer durante a jornada da sua saúde mental.

Acompanhe o artigo até o final para não perder nenhum detalhe!

 

Quais os benefícios de fazer psicoterapia?

Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, a terapia não serve somente para aqueles pacientes que buscam “sair do buraco” e superar a depressão.

Ela ajuda, realmente, a lidar com essas situações, mas os benefícios do tratamento psicológico se dão em diversas outras perspectivas também!

Desde problemas de relacionamentos, até dificuldades no ambiente de trabalho e em casa podem ser trabalhados nas sessões.

Isso porque ao falar de acompanhamento psicológico estamos abordando um processo único de análise e mudança de comportamento, diálogo e assertividade no diagnóstico. Em alguns casos, até mesmo prevenção.

Por esse motivo, é indispensável que você tenha conhecimento de pelo menos alguns benefícios do atendimento psicológico.

 

12 benefícios da psicoterapia

A seguir, vamos abordar alguns desses benefícios da terapia, considerando o bem-estar individual, mas também os relacionamentos interpessoais que uma pessoa desenvolve ao longo da vida.

Isso se faz necessário ao passo que nos colocamos em uma sociedade e, muitas vezes, é dentro da própria terapia que estendemos a nossa compreensão sobre ela.

Acompanhe:

 

1. Se conhecer

O autoconhecimento pode ser um conceito meio turvo para algumas pessoas, afinal nós passamos mais tempo com nós mesmos do que com qualquer outra pessoa, não é mesmo?

A verdade é que ainda assim nossa mente consegue criar distanciamentos e comportamentos que nem sempre nos permitem ver de fato os motivos que nos levam a algum lugar.

É exatamente aí que entra o auxílio da terapia! 

O psicólogo estuda o funcionamento desses mecanismos que nos distanciam de nós mesmos, ajudando o indivíduo a visualizar seus padrões de comportamento, suas limitações e barreiras criadas ao longo da vida.

Esse desenvolvimento é necessário para a tomada de decisões saudáveis, entre diversas outras questões.

 

2. Aprimora a comunicação

Entender a si mesmo é uma grande parte do processo, mas do que adiantaria isso se não soubermos comunicar certas coisas?

Este é outro importante ponto trabalhado pela psicoterapia!

Muitas pessoas podem encontrar dificuldade na hora de comunicar pensamentos, especialmente aquelas que se sentem inseguras, vivem com medo de julgamento ou cresceram com certa timidez.

Todos esses são pontos a serem observados e moldados dentro das sessões, seja com exercícios práticos de pensamento e escrita, até discussões produtivas sobre cada um.

Certamente, é com a prática que a pessoa passa a criar ainda mais base para essa comunicação, mas o primeiro passo é dado junto do psicólogo.

 

3. Resolução de conflitos internos

Para qual lado seguir? Que caminho tomar? De que forma se deve ir?

Todos esses são questionamentos que você já se fez em alguma altura da vida, seja em relação a sua personalidade, a sua carreira ou até mesmo na vida amorosa.

Cada um deles é válido e necessário para que a gente siga se movimentando através do tempo, mas isso não significa que esses questionamentos devam nos submeter ao sofrimento.

A terapia também ajuda a encontrar essas respostas!

O trabalho em equipe com o psicólogo serve para desenvolver o poder de decisão maduro e seguro, algo que nem sempre conseguimos fazer sozinhos por medo.

 

4. Melhora nas habilidades sociais

Se a psicoterapia melhora a comunicação, você pode apostar que ela também colabora com as habilidades sociais das pessoas.

Isso porque ajuda a administrar inseguranças e o autocontrole, dois pontos que podem influenciar muito na forma com a qual nos portamos perto dos outros.

Ela também investe muito no processo de desenvolvimento da autoconfiança, responsável por fazer com que a pessoa se sinta bem consigo mesma, confiante nas suas decisões e no seu modo de agir.

É a partir do cuidado recebido na psicoterapia que as pessoas tímidas lidam melhor com espaços movimentados, conseguindo se expressar e, até mesmo, se comunicar de forma espontânea, sem grandes anseios.

Esse é um passo importante para aqueles que sentem fortes bloqueios sociais, já que o psicólogo oferece as ferramentas necessárias para que essas pessoas possam atravessar tais barreiras com o tempo.

 

5. Atua na superação de traumas

Todo mundo tem um passado e, para muitos, esse período deixa marcas profundas que acabam transparecendo em situações do cotidiano ou até mesmo em relacionamentos emocionais, por exemplo.

Um histórico de abuso, violência psicológica ou física, até episódios específicos de algum momento da vida são elementos suficientes para criar gatilhos para as pessoas. Esse é o mecanismo que chamamos de trauma.

A psicologia entende que nossos comportamentos interferem no nosso desenvolvimento, logo é  importante atuar na mudança desses comportamentos em busca de tratamento dos possíveis traumas.

Com a ajuda do psicoterapeuta, isso não só é possível, como também muito provável que aconteça, uma vez que para chegar ao bem-estar é preciso estar em sintonia com suas questões pessoais.

 

6. Ajuda a se reconhecer

Muito além do que se aceitar, é preciso se reconhecer!

Talvez seja difícil enxergar a diferença entre essas duas atitudes à primeira vista, mas é necessário: aceitar nossa forma de ser e lidar com o mundo nem sempre é o suficiente para viver de forma plena e saudável.

É preciso se reconhecer como uma pessoa suficiente, capacitada e única. Algo que só se torna alcançável através do trabalho constante na autoestima.

Na terapia, há a proposição de exercícios de observação que permitem a construção desse reconhecimento. É claro que se trata de um processo, mas os resultados são reveladores!

 

7. A terapia te desacelera

Em dias como hoje, não é incomum que as pessoas se vejam mergulhadas em rotinas de estresse, trabalho acumulado, dores de cabeça e falta de tempo.

Sem dúvidas, esse é o resultado do avanço tecnológico e estrutural que estamos vivenciando nos últimos anos.

Entretanto, em muitos casos, isso pode acabar gerando pessoas ansiosas, reféns de uma rotina tóxica e com a saúde mental brutalmente abalada.

Por esse motivo, contar com o acompanhamento psicológico pode ser um grande suporte emocional também, como uma espécie de lembrete constante de que a sua mente precisa receber a atenção devida.

Com a correria do dia a dia, muitas pessoas podem acabar deixando isso de lado, vivendo um ritmo completamente acelerado e destrutivo. Daí a necessidade de permitir que um profissional faça a intervenção e forneça a ajuda correta.

 

8. Impulsiona o desenvolvimento pessoal

Buscar a melhor versão de si mesmo é um dos grandes benefícios da psicoterapia!

Há muitas pessoas que querem alcançar esse desenvolvimento pessoal, mas em vários casos não sabem como dar o primeiro passo.

Para isso, é necessário conhecer suas potencialidades, explorar seus medos e tocar em feridas que nem sempre estamos dispostos a tocar. 

Por esse motivo, a psicoterapia pode ser um mar de possibilidades, já que garante leveza nesse processo, lidando com seriedade e cuidado com as demandas dessa pessoa.

É por um caminho semelhante que ela pode ainda desenvolver autoconsciência e inteligência emocional.

 

9. Melhora a lida com a frustração

Administrar, equilibrar expectativas e lidar com a frustração são pontos muito sensíveis para pessoas com histórico de abandono, por exemplo.

Portanto, enfrentar essa realidade no dia a dia pode ser extremamente doloroso para elas, fazendo com que se afastem de pessoas, se distanciem de boas oportunidades e assim por diante.

O desconforto emocional pode causar grandes conflitos e é a partir desse momento que o profissional da saúde mental se faz necessário.

Com ele, é possível descobrir a forma correta de administrar os sentimentos e suas ansiedades, ainda que possa parecer difícil no primeiro momento.

 

10. Aumenta o empoderamento

Autoconfiança equilibrada é sinônimo de tranquilidade para ocupar o seu espaço no mundo. Quem não gostaria de ter essa segurança para si mesmo?

Duvidar da própria capacidade, questionar suas atitudes, distorcer sua própria imagem e se auto-sabotar são práticas que somente uma pessoa realmente insegura enfrenta.

Isso pode ser problemático não só para você, mas para as relações construídas ao seu redor.

Trabalhando pouco a pouco com as origens desses medos e cicatrizando feridas com a ajuda de um psicólogo, o empoderamento começa aparecer e com ele, muitas mudanças positivas também!

 

11. Melhora as suas perspectivas

Quantas vezes você já não lidou com o fardo gigante que era o sentimento de culpa ou arrependimento?

Essa é uma sensação ímpar que paralisa inúmeras pessoas diariamente, fazendo com que elas se tornem reféns da própria cabeça. Isso não é justo com a sua saúde mental!

É preciso saber equilibrar as próprias perspectivas e ninguém melhor que o psicólogo para te ensinar a fazer isso através da orientação certa.

 

12. Expande o seu repertório emocional

Você já deve ter ouvido ou dito a seguinte frase: “eu estou quebrado, não choro nunca e não sei sentir as coisas”. Há também quem afirme o contrário: “eu sinto demais, sou sensível e dramático com todo mundo”.

Isso está muito relacionado ao seu repertório emocional e a quantidade de bloqueios que podem estar se manifestando dentro de você.

Somente um profissional capacitado terá a chance de resgatar isso de forma ativa, ao ponto de te ajudar a desenrolar esse emaranhado de emoções e entender de que maneira elas genuinamente se manifestam.

É por esse e vários outros motivos que a terapia resolve muito mais do que sintomas de transtornos, por exemplo.

 

Benefícios da psicoterapia online

Agora que você já conhece diversos benefícios da psicoterapia, vamos te apresentar as vantagens de um recorte dela: a terapia online.

Essa é uma modalidade extremamente comum e que tem ganhado muita força nos últimos tempos. Ela consiste no atendimento comum: individual, familiar, de casal, entre outros, porém à distância.

A psicoterapia online conta com sessões feitas via plataformas, o que acaba adicionando ainda mais benefícios à lista que trouxemos acima!

Com a psicoterapia online, você economiza em várias coisas: tempo, energia, deslocamento e dinheiro.

Tudo isso?! Sim, a gente te explica: com a modalidade à distância você pode fazer seus atendimentos de absolutamente qualquer parte do mundo, basta ter conexão com a internet e a sua consulta marcada.

Além disso, ela é extremamente útil para pessoas que não tem muito tempo na rotina, porque não necessita deslocamento ou gasto de energia para ir até o consultório.

Em alguns casos, ela ainda se mostra extremamente benéfica para as pessoas mais tímidas ou que se sentem desconfortáveis falando de si mesmas frente a frente com o profissional de psicologia.

E o mais interessante de tudo é que a qualidade do atendimento não se difere, ou seja, os resultados da sua terapia online são tão bons quanto o da presencial.

Tudo é uma questão de adaptação e escolha. Aliás, você já fez a sua?

A sua saúde mental precisa ser uma prioridade, então não perca tempo! Entre em contato com nossos consultores e marque a sua consulta aqui na Selfestima!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *