Por que fazer psicoterapia

Psicoterapia: O que é, Tipos, Para que Serve e Quando Procurar

Se você veio parar aqui, provavelmente é porque busca saber mais detalhes sobre o acompanhamento psicológico, seus efeitos e processos dinâmicos.

Entender os mecanismos da terapia é, na verdade, um grande dever para aqueles que se comprometem em manter seu emocional e suas relações mais equilibradas, então se você tem dúvidas sobre isso, veio ao lugar certo!

“Será que a terapia é para mim?” 

“Quais são as modalidades disponíveis?”

“Como saber por onde começar?”

Todas essas perguntas serão retomadas e respondidas ao longo do artigo, então não deixe de acompanhar até o final!

Aqui, vamos explicar como funciona o atendimento psicológico, da marcação da consulta, até a sessão de psicoterapia, além de descrever o papel do terapeuta no processo.

Vamos identificar os principais tipos de psicoterapia, listando abordagens e diferentes finalidades, prezando pelas possíveis situações que podem ser resolvidas e melhoradas com a orientação psicológica.

Todos os detalhes você encontrará aqui! Então, acompanhe até o final para não ficar por fora de nada sobre psicoterapia!

 

O que é psicoterapia

Ainda vista como um grande tabu ao redor do mundo, a psicoterapia nada mais é que um processo de acompanhamento e aconselhamento profissional, responsável por ajudar emocionalmente as pessoas.

Guiada pelo estudo do funcionamento psicológico, ela é responsável por colaborar com o equilíbrio, o estabelecimento do bem-estar, a melhora da autoestima, entre muitos outros aspectos.

Seu foco principal é no auxílio e no suporte dos pacientes que buscam pela orientação com o psicólogo, buscando acolher as demandas individuais dessas pessoas.

Ela pode se dar de várias formas e por meio de inúmeras abordagens, o que permite que esses indivíduos possam buscar pela melhor adequação no seu tratamento.

Seja como for, a psicoterapia será uma construção feita na conexão interpessoal de psicoterapeuta e paciente, ou seja, ela é um processo que demanda tempo e trabalho em equipe para seu pleno funcionamento.

 

Para que serve a psicoterapia?

A resposta para essa pergunta pode se dar de diversas formas, uma vez que a psicoterapia não se resume somente a um objetivo.

Geralmente, suas finalidades se desenvolvem através das demandas individuais de cada um, o que significa que ela pode colaborar com múltiplas áreas simultaneamente.

A mais conhecida, sem dúvida alguma, é a do autoconhecimento, que estabelece uma base para que a pessoa caminhe para onde quiser.

Conhecer-se de forma profunda é o que nos permite compreender diversos mecanismos internos, aprimorando até mesmo a forma com a qual nos relacionamos com o mundo.

Algo que a psicoterapia preza e trabalha muito ao longo do tempo.

Entretanto, ela ainda pode servir para diversas outras questões: inseguranças (pessoais e profissionais), relacionamentos, comportamentos tóxicos, transtornos, traumas, sofrimentos e assim por diante.

A importância da ajuda profissional psicológica está justamente no seu espectro de possibilidades, podendo colaborar na saúde mental, mas também física e psicológica de quem a procura.

 

Quem pode fazer psicoterapia?

É muito difícil falarmos sobre a psicoterapia sem abordar a questão da psicofobia, que consiste no preconceito e na rejeição criada pelos tratamentos psicológicos.

Ainda há quem acredite que esses tipos de tratamentos sejam destinados a pessoas “com problemas” ou nomeadas como “loucas”, o que demonstra a necessidade de se falar sobre assunto de forma séria.

A psicoterapia é para todos e todas que tenham alguma questão emocional, prática ou conflituosa na vida, independentemente de idade, gênero ou qualquer outro ponto.

Isso porque o atendimento com psicólogo é feito de forma personalizada, adequando cada sessão às demandas da pessoa e da respectiva fase da vida que ela se encontra.

Cada passo é estudado e realizado de acordo com o funcionamento daquele indivíduo, respeitando seus limites e suas adequações.

É claro que para isso é necessário ir em busca da abordagem adequada e para te ajudar a visualizar cada uma delas, listamos as principais aqui:

 

Psicoterapia Individual

A psicoterapia individual é um dos tipos mais conhecidos pelas pessoas, quando o assunto levantado é o acompanhamento com o psicólogo.

Ela consiste em sessões individuais, com o objetivo de praticar a escuta ativa, o acolhimento e a colaboração nas resoluções pessoais daquela pessoa.

Isso pode incluir o desenvolvimento emocional, o aumento na autoestima, a manutenção de sentimentos e pensamentos destrutivos, além de vários fatores.

Transtornos mentais e o controle de seus sintomas podem ser uma parte muito importante desse tipo de terapia, pois ela atua de forma prática no dia a dia da pessoa.

Sendo assim, ajuda na autoconsciência, mas também no que diz respeito às relações que a pessoa desenvolve ao longo da vida.

 

Psicoterapia de Casal

Destinada a casais, sejam eles casados, namorados ou em processo de divórcio, ela tem por objetivo otimizar o processo de comunicação e equilíbrio entre as duas partes da relação.

É uma ótima opção para casais que brigam demais ou se sentem distantes depois de um certo tempo.

Nela, o psicólogo ou a psicóloga ocupará o papel de mediador, fazendo intervenções saudáveis e estratégicas para ajudar o casal a estabelecer boas escolhas.

 

Psicoterapia Familiar

A terapia familiar atende às dinâmicas de convivência, trabalhando no grupo as melhores formas de comunicar questões, além da lida com as diferenças de personalidade.

Aqui, novamente, o psicólogo se coloca como um condutor entre as pessoas, guiando o espaço, criando dinâmicas e ajudando na troca familiar.

 

Psicoterapia Infantil

Muitas pessoas podem acreditar que a psicoterapia seja destinada somente aos adultos ou adolescentes, por exemplo. No entanto, crianças também podem sofrer de questões emocionais, como estresse, ansiedade e até depressão.

Por esse motivo, é tão importante considerar o tratamento com um psicólogo desde a infância. Isso pode trazer grandes prevenções e até mesmo um diagnóstico precoce de algo que só se manifestaria intensamente na vida adulta da criança.

 

Psicoterapia Sexual

A psicoterapia sexual é uma possibilidade para aqueles que possuem questões com a própria sexualidade.

Entenda-se aqui sexualidade como um grande espectro, ou seja, muito além do ato sexual que conhecemos.

Ela pode colaborar com problemas emocionais que limitam a pessoa nesse aspecto, mas também melhorar sintomas relacionados à questões fisiológicas.

A psicoterapia sexual é um suporte para resolver traumas, inseguranças, bloqueios, dúvidas, entre muitos outros pontos.

 

Principais tipos de Psicoterapia

Além dos diferentes tipos de abordagem para a psicoterapia, existem as modalidades de atendimento que devem se adequar a necessidade pessoal de cada paciente.

Cada uma delas possui uma própria linha de raciocínio que irá ajudar essa pessoa a lidar com suas próprias situações.

 

Cognitivo-comportamental

A terapia cognitivo comportamental tem o seu foco nos pensamentos disfuncionais e suas consequências no nosso dia a dia, provocando uma transformação neles até se tornarem funcionais.

Ela trabalha os limites emocionais que criamos ao longo do nosso cotidiano.

 

Analítico-Comportamental

Esse tipo de terapia tem sua prática relacionada ao estudo do behaviorismo, responsável por analisar o comportamento dentro de um certo contexto, ajudando a modificá-lo conforme necessário.

É uma modalidade que pode ser muito indicada para pessoas com comportamentos destrutivos, como em casos de depressão, ansiedade ou fobias, por exemplo.

 

Psicanálise

Sua base é estabelecida pelos estudos de Sigmund Freud e ainda é aplicada nos dias de hoje através da terapia psicanalítica.

Nessa perspectiva, as sessões são baseadas naquilo que o paciente traz e nos movimentos que o levaram até ali, contando com forte análise do profissional que o acompanha.

 

Interpessoal

Popularmente conhecida como “terapia de alto contato”, ela parte do princípio que o humor e a tomada de decisões de uma pessoa está, em grande parte, relacionada às conexões interpessoais que ela possui com os outros.

Então, ela trabalha majoritariamente com o olhar das relações que o paciente constrói com o mundo.

 

Comportamental

O próprio nome já estabelece claramente a compreensão desta abordagem: ela se volta totalmente para os padrões de comportamento da pessoa.

Sua análise se dá de forma semelhante à TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), deixando de lado somente a perspectiva de sistemas.

 

Gestalt Terapia

A Gestalt Terapia tem como objetivo observar minuciosamente o meio que a pessoa se insere, seja ele trabalho, casa, eventos e espaços, bem como a forma como ele se porta em cada um desses meios.

Pensando nisso, o profissional que utiliza dessa modalidade costuma a ir muito além do diálogo, mas também analisa a postura, a forma como o paciente expõe sentimentos, padrões na fala, entre outros.

 

Benefícios da psicoterapia

Agora que você compreendeu um pouco mais sobre as possibilidades dentro da do processo da terapia, é hora de descobrir quais os principais benefícios da psicoterapia!

Observe, com a psicoterapia você:

 

  • Desenvolve mais as suas habilidades sociais;
  • Aprimora ou estabelece o autoconhecimento;
  • Melhora suas relações com os outros e com você mesmo;
  • Transforma a sua visão de mundo;
  • Passa a validar ainda mais suas emoções;
  • Aprende sobre seus próprios mecanismos;
  • Cria limites saudáveis.

 

Como é a consulta com uma psicoterapeuta?

Uma consulta com um profissional da saúde mental funciona de forma muito simples, mesmo que a modalidade seja diferenciada.

Geralmente, ela conta com encontros semanais ou quinzenais, onde o paciente e o psicólogo trabalham juntos durante a sessão, no tempo previamente acordado.

Nesse período, técnicas são aplicadas, mas o que acontece em grande parte é o diálogo.

Esses encontros podem se dar presencialmente, no consultório ou com atendimento domiciliar, ou ainda em sessões online, por meio de plataformas específicas.

No entanto, o trabalho com o psicólogo não se limita a esses períodos! Em muitos casos, é possível que seja combinado algumas tarefas para serem feitas entre as sessões.

Além disso, é importante que haja uma organização prévia por parte do paciente sobre as temáticas e as dúvidas que ele gostaria de trabalhar em terapia.

 

Quando procurar a psicoterapia?

Essa é uma dúvida que pode atingir muitas pessoas que pesquisam sobre o acompanhamento psicológico, especialmente quando nunca tiveram algum contato pessoal com a terapia.

Pensando nisso, listamos aqui algumas situações que podem ser trabalhadas e melhoradas dentro das sessões de terapia, confira:

  • Traumas: feridas do passado podem e devem ser trabalhadas com alguém que saiba analisá-las da forma correta. Diminuindo o sofrimento e as marcas deixadas ao longo da vida.
  • Transtornos mentais: causam muito sofrimento por carregarem fortes sintomas, o que atrapalha não só relações, mas o seu comportamento como um todo.
  • Medos e fobias: causadores de pânico e constrangimento, devem ser diagnosticados e trabalhados com profissionais que entendam suas limitações pessoais.
  • Desenvolvimento pessoal: seja na vida profissional, amorosa ou pessoal, ter a melhor versão de si mesmo é algo que a terapia pode ajudar a conseguir mais rapidamente.
  • Problemas sexuais: na terapia sexual, todo o espectro da sexualidade é devidamente trabalhado, diminuindo anseios e inseguranças.
  • Vícios: a terapia individual pode ser decisiva na superação de vícios, já que trabalha o emocional, mas também os comportamentos que podem estar elevando esse vício.
  • Estresse: também conhecido como o mal do século, esse problema deve receber uma atenção exclusiva, considerando os fortes e graves sintomas que provoca.
  • Autoestima: também pode ser uma grande âncora trabalhada nas sessões de terapia, já que elas exploram o desenvolvimento da autoaceitação e do olhar humano.

As demandas podem, de fato, ser muitas! Isso é comum, uma vez que nossa saúde mental está constantemente sendo colocada à prova com a aceleração do mundo.

Isso não significa que você deva passar por esse processo sozinho!

Se você se identifica com alguma situação citada aqui ou sente que acompanhamento psicológico é para você, não perca tempo: entre em contato com a Selfestima e marque uma consulta! Não deixe sua saúde mental esperando!

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *