Início » Serviços de Psicologia » Casamentos e Conflitos
Casamento e conflitos

Saiba mais sobre a como resolver conflitos no casamento
É fundamental ter um olhar mais cuidadoso para a relação, prevenindo crises e desgastes desnecessários.
Ao escolher viver juntos, o casal decide se apoiar reciprocamente em todas as circunstâncias, em todos os momentos. Mas sabemos que a realidade não é bem assim!
Ninguém consegue corresponder às expectativas do outro o tempo todo e isso acaba gerando muita angústia e frustração.
Algumas causas de conflitos no relacionamento são:
- Quando tem ciúmes em excesso,
- Discussões que viram rotina entre os casais, ainda mais quando são por assuntos que não tem relevância,
- Falta de contato físico,
- Querer mudar o parceiro para que ele se adapte à suas expectativas,
- Tentar controlar o outro,
- Disputar poder.
E como mudar? É necessário aprender a lidar com as dificuldades, com a diferença do outro. O diálogo é a chave principal para os fortalecer os elos da união.
Além disso, temos outros exemplos que podem ajudar você a manter um relacionamento mais saudável e cuidadoso.
Ser compreensivo
Em toda relação é fundamental tentar entender o outro. Ser compreensivo não é ser passível. É se colocar no lugar do outro e procurar entender seu ponto de vista, os seus sentimentos e suas atitudes.
Não culpar o outro
É normal dentro do casamento ter discussões, ter divergências sobre o que o parceiro fala, mas o que não pode fazer, em hipótese alguma, é sair acusando e jogando toda culpa em cima do outro.
Saber ouvir
O casal precisa fazer o exercício da escuta, ou seja, não basta ouvir o que o outro tem a dizer, é preciso prestar atenção de verdade no que ele está falando.
Reconhecer os erros e pedir desculpas
Um dos desgastes do relacionamento é quando tem brigas em excesso, mas o pior, é quando o parceiro não reconhece que errou. Isso gera sentimentos como frustração, irritação, mágoas, que vão se acumulando e desgastando ainda mais o casamento. Por isso, pare e reflita sobre suas atitudes. Reconhecer que errou é bom para você, para o outro e para o casamento.
Manter o diálogo aberto e constante
Nunca deixe que aquilo que te incomoda vire uma bola de neve. Resolva os problemas assim que aparecerem.
Fale o que te incomoda
O diálogo é a chave de todo relacionamento. Se você não gostou do que outro fez, converse. Por exemplo: “Não gostei da forma que você falou comigo. Isso me deixou muito magoada”. Lembre-se, ninguém consegue adivinhar nossos pensamentos e sentimentos.
Na correria do dia a dia pode ser difícil compreender as necessidades do seu parceiro, e isso, com o tempo, pode criar uma barreira de conflitos entre vocês.
O primeiro passo é reconhecer a falta de comunicação e após isso, perguntar o que faria o outro se sentir melhor. Juntos, vocês podem conseguir fazer as coisas darem certo e amenizar os conflitos.
A conversa é fundamental dentro do casamento. Quando vocês conseguem ser transparentes sobre o que estão sentindo, sobre as dificuldades, vocês conseguem gerenciar os conflitos de forma mais assertiva.
Além do mais, passam a aceitar as diferenças de personalidade e a reconhecer as necessidades um do outro. Passar a dialogar e a usar técnicas de negociação de conflitos é um enorme passo para um relacionamento amoroso e saudável.
Tem passado por algumas situações no casamento e deseja ter ajuda profissional? A terapia pode pode auxiliar vocês!
BLOG
Leia mais sobre Conflitos no Casamento
Fobia Social: Como a Psicoterapia Auxilia no Tratamento
Nas conversas do dia a dia, a fobia social nem sempre é relacionada ao transtorno de ansiedade, o que pode deixar as pessoas menos alerta com relação aos seus impactos. Então, aqui vamos fala ...
Sessão de Psicoterapia: Como Funciona e sua Importância
Falar sobre a psicoterapia é extremamente importante para entendermos um pouco mais sobre a nossa saúde mental, mas existe uma parte dela indispensável que nem sempre recebe a atenção devida: as sessõ ...
12 Benefícios da Psicoterapia: Veja Porque Fazer!
Os benefícios da psicoterapia podem ir muito além do nosso imaginário, já que esse processo nos conduz na direção do bem-estar e do equilíbrio emocional. Você provavelmente já ouviu de algum amigo ...