psicoterapia Selfestima

Início » Serviços de Psicologia » Maternidade e paternidade

Maternidade e paternidade

Promover relações afetuosas entre os filhos, estabelecendo responsabilidades mútuas na criação, são passos fundamentais dentro de uma educação construtiva e saudável.
Maternidade e paternidade

Saiba mais sobre Maternidade e Paternidade

A relação entre pais e filhos é fundamental para o desenvolvimento saudável. Ela começa a ser cultivada desde a descoberta da gravidez, quando os pais são inundados por um misto de sentimentos… 

Ao mesmo tempo que essa incrível notícia traz uma enorme felicidade, uma sensação extrema de euforia, de amor, de grandeza, ela também nos faz ficar apreensivos. Por vezes, inseguros…

A responsabilidade sobre a criação de outro ser humano, sobre prepará-lo para a vida, é algo que nos transforma por completo. Nos tira do lugar comum. 

Quando um filho nasce, ele precisa de toda atenção e cuidado. Para além disso, ele necessita de apoio emocional e psicológico, desde a infância. 

Cá entre nós, esse apoio é para vida toda!

Promover relações afetuosas entre os filhos, estabelecendo responsabilidades mútuas na criação, são passos fundamentais dentro de uma educação construtiva e saudável. 

A importância de um bom relacionamento entre pais e filhos

A relação com os pais é primordial na vida de qualquer pessoa. A ausência de um dos responsáveis ou a falta de afeto tem um impacto muito grande no emocional da criança. 

Ela pode, com o tempo, desenvolver uma carência afetiva que se estende por toda a vida. Isso gera uma sensação de impotência, desamparo, vazio, insegurança e, em alguns casos, até problemas de ordem psicológica, como a depressão. 

Esse efeito, que na grande maioria das vezes é minimizado, atrapalha na vida social, afetiva e, futuramente, até mesmo na relação de trabalho. 

O bom relacionamento entre pais e filhos, quando construído desde o início, faz com que o filho aprenda a se relacionar com as outras pessoas, entendendo os seus próprios sentimentos. Como resultado, a criança costuma ter mais autonomia e confiança. 

Formas de promover um relacionamento afetuoso

Em qualquer tipo de relacionamento é preciso ter confiança, respeito e, principalmente, diálogo. A partir desses pilares, tudo tende a fluir com mais naturalidade.  

Para manter essa confiança, é preciso que o relacionamento entre pais e filhos seja construído cotidianamente.

Saiba agora o que você pode fazer para promover uma boa relação com os seus filhos: 

Passe tempo com o seu filho

Quando os filhos estão na fase de conhecer e aprender, é preciso que você o eduque e ensine, seja com uma brincadeira, como pintar um desenho ou tarefa da escola. Esse momento é o mais precioso, pois é exatamente aqui que o filho mais precisa dos pais para obter conhecimento e aprendizagem.

Demonstre amor e diga que ama

Todo relacionamento saudável tem como base o amor. Por isso, sempre que possível, demonstre o seu amor pelo seu filho, diga “eu te amo” e o faça sentir amado. 

Dê liberdade

É normal os pais ficarem com medo, receio e preocupado com os filhos, mas dar liberdade para ele significa confiar! O seu filho poderá se expressar melhor e se sentirá digno de confiança. 

Seja exemplo para o seu filho

Não há nada mais precioso do que perguntar para uma criança quem ela mais admira e a resposta ser: meus pais. Lembre-se, seu filho aprende tudo que você ensina e faz, por isso, seja um bom exemplo para ele.

A maternidade e a paternidade nem sempre são como nós esperamos. Há tantas circunstâncias envolvidas, tantas possibilidades de erros e acertos… Mas é no dia a dia que aprendemos como educar e como nos relacionar de forma construtiva, afetuosa e respeitosa. 

Você tem sentido dificuldade para construir sua relação com seu filho? Estamos aqui para te ajudar!

BLOG

Leia mais sobre Maternidade e Paternidade