psicoterapia Selfestima

Início » Serviços de Psicologia » Separação e divórcio

Separação e divórcio

O processo de separação é muito dolorido, é uma fase de fechamento de ciclos para ambos.

Para muitos casais, o divórcio é um sinal de frustração e grande decepção. É realmente difícil aceitar e acreditar que o relacionamento chegou ao fim.

Um psicólogo auxilia nesse processo de recomeço e aceitação.

como superar separação e divorcio

Saiba mais sobre como superar separação e divórcio

Não é fácil quando os sonhos, planos e tudo aquilo que você quis realizar com seu parceiro chega ao fim. Ninguém está preparado para lidar com uma separação, até porque ninguém casa já pensando no término. 

Em nossa experiência, observamos que grande parte das crises acontecem em razão de acúmulos de pequenos conflitos diários, somados a alguns dificultadores, como por exemplo: a rotina maçante, o cansaço, relacionamento de muitos anos, entre outros…. 

Todas essas são questões que podem levar o casal a um nível de desgaste e desconexão muito grande, fazendo desta mistura algo fatal para o casamento.

E como superar a separação?

É preciso encontrar possibilidades mais satisfatórias para enfrentar a situação de forma menos traumática. 

Apesar de ser um encerramento de ciclo afetivo, o divórcio é um meio de você parar, repensar e recomeçar a vida de uma maneira totalmente diferente, com novas pessoas e planos. 

Nós sabemos que no começo realmente parece impossível seguir a vida… Que a dor não vai passar, que talvez não exista mais espaço para outra pessoa. Pode até demorar, a caminhada pode parecer, muitas vezes, árdua, mas no final é possível encontrar um novo rumo e ser feliz com ele novamente.

Seja conhecendo novos lugares, descobrindo paixões antes abafadas, conseguindo um novo emprego e outras infinitas possibilidades que deixam bem claro que a vida não para por causa de um casamento terminado.

Afinal, como lidar com um divórcio?

O fim de um casamento provoca várias emoções, que vão desde tristeza, raiva, medo, insegurança e até a sensação de abandono e de perda de tantos sonhos.

Diferente do que muitos pensam, procurar ajuda de um psicólogo, por meio da terapia, é um passo muito importante para trabalhar as questões divergentes antes de se tornarem problemas maiores.⠀

No momento da dor é normal querer culpar o outro pelo fim, apontar os erros que culminaram na separação. Porém, esse desgaste não ajuda no divórcio, pelo contrário, faz com que os sentimentos fiquem corroendo e ocupando espaço no seu coração e no seu pensamento, dificultando o processo de rompimento

A orientação profissional pode ajudar ambos a construírem um olhar diferente sobre a relação, mesmo após a decisão do térmico. Com mais cuidado, afeto e atenção aos pequenos detalhes que devem ser observados e pouco a pouco resolvidos. 

Isso previne que crises e desgastes desnecessários aconteçam e se acumulem no futuro. Além disso, ajuda na continuidade do processo, de forma mais natural e menos sofrida. ⠀

Um divórcio saudável considera todas as mudanças e os possíveis impactos na vida dos filhos e da família. Por isso, a parceria com o psicólogo ou psicóloga também auxilia o casal a manter os ânimos acalmados e as negociações mais fáceis, principalmente quando envolvem também as necessidades dos filhos.

No final, ambos passam a se valorizar mais, fortalecendo a sua autoestima e o bem-estar, com o objetivo de buscar seus interesses e recuperar o amor próprio.

BLOG

Leia mais sobre Separação e Divórcio