psicoterapia Selfestima

Início » Serviços de Psicologia » Terapia para Depressão e Ansiedade

Terapia para Depressão e Ansiedade

A depressão e a ansiedade se apresentam em graus distintos, podendo variar de uma forma mais leve para uma mais grave.

É uma doença que precisa de completa atenção e auxílio psicológico adequado.

terapia para depressao e ansiedade

Saiba mais sobre a terapia para depressão e ansiedade

Em meio a tantas perdas e o impacto do coronavírus durante a pandemia, buscar priorizar a saúde mental se mostrou ainda mais essencial para o bem-estar físico e emocional.

Uma das consequências da Covid-19 é que se acentuaram ainda mais os casos de ansiedade e depressão. A falta ou a perda de emprego, o trabalho em excesso, a cobrança demasiada, a frustração, a exaustão e entre outros milhares de sentimentos com que fomos engolidos. 

Estes são apenas alguns dos diversos fatores que podem nos gerar gatilhos e sofrimentos psicológicos. 

Depressão e ansiedade

Apesar de a depressão e a ansiedade andarem, na maioria das vezes, de mãos dadas, elas são transtornos diferentes. A depressão, por exemplo, não é apenas uma tristeza ou uma sensação de desânimo prolongada, que vem acompanhada de choro recorrente e isolamento repentino.

Ela vai muito além. É uma doença que consiste em um conjunto de comportamentos e manifestações clínicas que refletem em síndromes depressivas. 

Sabe aquela sensação de que nada parece fazer sentido? Ou quando nos sentimos inúteis e descartáveis? Quando o medo e a insegurança são tão grandes que não conseguimos nos mover? E que por mais que tentemos, não encontramos causa para essa dor? 

Esses são alguns dos muitos indícios de que podemos estar vivendo um quadro depressivo. 

E a ansiedade? 

Ela se caracteriza por um estado constante de apreensão e medo diante de acontecimentos e situações cotidianas. Quando passamos a “prever” e “premeditar” desfechos negativos em toda e qualquer situação do dia a dia. 

Momentos de inquietação, preocupação excessiva, irritabilidade, dificuldade no sono, tensão e dores musculares, aperto no peito, sensação de medo constante, acompanhada de falta de ar e aceleração dos batimentos cardíacos são sintomas muito comuns da pessoa com ansiedade. 

Infelizmente, essas condições propiciam pensamentos extremamente negativos, nos colocando em situações de sofrimento, com fortes impactos na qualidade de vida e bem-estar. 

Saiba a importância de priorizar a saúde mental e buscar tratamento profissional

Alcançar saúde mental e emocional é fundamental para a manutenção da nossa qualidade de vida e bem-estar. E o primeiro passo é investir no autocuidado e no tratamento para seus sofrimentos psicológicos. 

Estamos aqui por você e para você. Por meio de diálogos empáticos e ferramentas da psicologia baseadas em evidências, vamos entender sua história e seus sentimentos e trabalhar técnicas que te auxiliarão a ressignificar seus gatilhos e pontos limitantes. 

Como priorizar a saúde mental por meio do autocuidado? 

  • Cultive bons pensamentos;
  • Priorize o sono;
  • Pratique atividades físicas;
  • Tenha um tempo de meditação;
  • Tire uma folga das redes sociais;
  • Tenha alguém para conversar;
  • Não se cobre tanto;
  • Faça uma coisa de cada vez;
  • Buscar acolhimento;
  • Não tenha medo de pedir e procurar ajuda, seja com profissional ou alguém de confiança; 
  • Separa um tempo para você se amar.

Prioridade para tratar depressão e ansiedade

Agora que estamos vivendo em um momento com mais flexibilidade, de reencontros e recomeços, o que você tem feito para cuidar da sua saúde mental? Vale refletir sobre essa pergunta.

Uma das chaves para alcançar o bem-estar físico, mental e emocional é entender e priorizar a saúde mental, especialmente no enfrentamento de problemas de ordem psicológica, como a depressão e a ansiedade. 

Já ouviu a expressão “seu corpo, seu templo”? Consegue compreender a força que há nessa afirmação? Isso só é possível se, de fato, valorizarmos a nossa saúde mental e nos colocarmos como prioridade.

Por isso, não hesite em procurar ajuda psicológica. Através da terapia, orientada por profissionais competentes e preparados, conseguimos  colocar em prática medidas que ajudam a construir e desenvolver o amor próprio, a autoconfiança e a autoestima. Em busca de alcançar o equilíbrio emocional.

BLOG

Leia mais sobre depressão e ansiedade